4 de fevereiro de 2022

PSDB e MDB negociam federação partidária

Os presidentes do PSDB, Bruno Araújo, e do MDB, Baleia Rossi, negociam a formação de uma federação partidária para as eleições deste ano.

“As conversas estão no início”, disse Araújo à CNN. “Seria o ressurgimento de uma poderosa força de centro que mudaria o jogo das eleições presidenciais e entregaria ao país quatro anos de uma robusta bancada de senadores e deputados para dar equilíbrio as discussões relevantes”, completou.

Ambos os partidos já têm pré-candidatos: Simone Tebet pelo MDB e João Doria pelo PSDB. Mas as conversas iniciais não abordam ainda qual deles abriria mão.

Nas próximas eleições, em outubro de 2022, as federações vão valer para as eleições de deputado estadual, distrital do DF e deputado federal.

No Rio Grande do Norte, a união em federação entre o PSDB e o MDB teria reflexo no apoio do partido da família Alves à governadora Fátima Bezerra (PT).

Nas eleições municipais que acontecerem dois anos após a celebração das federações para eleições gerais, as mesmas devem ser levadas em conta no lançamento de candidaturas para vereador, já que essas eleições estarão dentro do prazo de validade das federações.