7 de fevereiro de 2022

Falésias de Pipa e Tabatinga estão em situações de risco agravadas pela erosão


Um relatório publicado por equipe da UFRN aponta situações de risco no litoral do Rio Grande do Norte nos municípios de Tibau do Sul e Nísia Floresta, agravadas pela erosão, elevação do nível dos oceanos e consequências do aquecimento global.

O Projeto Falésias, pesquisa em parceria com a UFC, elaborou um diagnóstico de risco do desmoronamento das falésias em Pipa e Barra de Tabatinga. Segundo o coordenador Rodrigo de Freitas, foram encontradas alterações como fraturas, voçorocas (erosão causada pela chuva), formação de reentrâncias, e cicatrizes de colapso de blocos, representando, assim, um grande risco tanto para pessoas ou veículos que transitem no local.

Em Barra de Tabatinga, a situação encontrada foi de grande risco devido à erosão pluvial causada pela drenagem inadequada e por danos à infraestrutura, especificamente na rodovia RN-063 que está a menos de 10 metros da borda da falésia em alguns pontos, como no Mirante dos Golfinhos. Foi observado que o intenso processo de erosão no local pode destruir parte da rodovia.

Em Tibau do Sul, as situações de risco são presentes nas praias do Centro, Baía do Golfinhos, Madeiro e Cacimbinhas. Um dos maiores problemas identificados diz respeito a  a passagem de pessoas na base da falésia, quando a maré está alta.