1 de dezembro de 2021

Júri Popular absolve acusado de homicídio qualificado em Monte Alegre

O Tribunal do Júri Popular da comarca de Monte Alegre, na região metropolitana de Natal, em sessão realizada nesta terça-feira (3), absolveu, por maioria de votos dos jurados, o réu Carlos César Pereira, conhecido por Cezinha.

Ele era acusado de haver assassinado a vítima Jesus Gabriel Pereira, com 4 tiros de arma de fogo, no dia 30/07/2020, na localidade de Lagoa do Mato, município de Monte Alegre-RN.

A sessão do júri foi presidida pela juíza Ana Paula Barbosa dos Santos Araújo Nunes. Atuou na acusação a promotora de justiça Leila Regina de Brito, que denunciou o acusado por homicídio qualificado (art. 121, § 2º, II e IV do Código Penal).

A defesa do réu ficou a cargo do criminalista Maciel Gonzaga de Luna, apresentou a tese de “Negativa de Autoria por Ineficiência de Provas” (art. 386, IV e VI do Código de Processo Penal), com fundamento no princípio do in dubio pro reo. Os jurados acataram a tese da defesa.

Ao final, o advogado Maciel de Luna afirmou: “Houve justiça neste caso. Não seria possível o réu ser condenado apenas com base em um inquérito policial onde, apenas, declarantes (familiares da vítima) afirmaram que ouviram comentários nas ruas de que ele seria o responsável pelo crime. Não houve nenhuma testemunha que comprovou isso. A justiça foi feita!”.