8 de outubro de 2021

União Brasil não terá representantes na bancada federal do RN

O DEM e o PSL aprovaram nesta quarta-feira (6), em suas respectivas convenções, a fusão das legendas, a criação e o estatuto de um novo partido: o União Brasil.

A sigla, que adotará o número 44 nas urnas, terá a maior bancada na Câmara dos Deputados e crescerá o número de representantes no Senado Federal.

Hoje, a maior bancada da Câmara é a do PSL, com 54 deputados. Já o DEM, a 11ª maior, tem 28 políticos. Com a fusão, o União Brasil passará, em um primeiro momento, a contar com 82 parlamentares.

A fusão do DEM com o PSL também vai alterar a formação da bancada no Senado Federal. O DEM tem seis senadores, incluindo o presidente da Casa, e do Congresso, Rodrigo Pacheco. Já o PSL tem duas cadeiras. O União Brasil poderá, portanto, ter oito parlamentares no Senado.

O número de deputados e senadores pode mudar entre março e abril de 2022. Isso porque, em cada ano eleitoral, ocorre a chamada “janela partidária”, um prazo de 30 dias para que parlamentares possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece cerca de seis meses antes do pleito.

No Rio Grande do Norte, apesar do PSL haver elegido um deputado federal - General Girão - esse não deverá permanecer na nova legenda e migrará para o partido ao qual o presidente Jair Bolsonaro se filiar.

Na Assembleia Legislativa do RN, o União Brasil inicialmente terá apenas um representante – deputado Getúlio Rego (DEM). Mas, com janela partidária, pode receber outros parlamentares.