4 de outubro de 2021

Setor elétrico, bares e restaurantes pedem a volta do Horário de Verão

Há exatos 90 anos, às 11h do dia 3 de outubro de 1931, todos os relógios do Brasil foram avançados em uma hora. Assim começava o primeiro horário de verão da história do país, decretado pelo então presidente Getúlio Vargas dois dias antes.

No Decreto Nº 6.558, Lula instituiu o horário de verão a partir de 0h do terceiro domingo do mês de outubro de cada ano, até 0h do terceiro domingo do mês de fevereiro do ano subsequente, em parte do território nacional.

Entretanto, a medida foi revogada em abril de 2019 pelo atual presidente Jair Bolsonaro.

Com a crise hídrica deste ano, entidades do setor elétrico e de bares e restaurantes pedem a volta da mudança, mas o governo federal não dá indícios de que isso ocorrerá, por considerar que teria efeito limitado na diminuição do consumo de energia.

Mesmo assim, associações como a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) continuam pedindo a volta do horário de verão. Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, sugere a adoção da medida entre outubro deste ano e março do ano que vem, e avalia que a última barreira do governo contra a proposta caiu, diante da pesquisa Datafolha que mostra o apoio à medida de 55% dos brasileiros.