8 de outubro de 2021

Motoristas dos ônibus aprovam greve a partir de segunda-feira

Motoristas e cobradores do sistema de transporte público de Natal ameaçam interromper o serviço, por tempo indeterminado, a partir da próxima segunda-feira (11).

O Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários do Rio Grande do Norte (Sintro) aprovou nesta quinta-feira (7) indicativo de greve, em assembleia geral, após fracasso nas negociações recentes com as empresas de ônibus.

Segundo o Sintro, o edital de greve foi publicado em veículos de comunicação nesta sexta-feira (88). O prazo para início da paralisação, de acordo com a lei federal 7.783, é de 72 horas.

"Como o prazo se encerra no domingo (10), não é interessante fazer a paralisação neste dia. Vamos fazer no início da semana", explicou Harley Davidson de Andrade, diretor de comunicação do Sintro.

A categoria exige o cumprimento das datas-bases salariais deste ano e de 2020, previstas para acontecer em maio passado, que até o momento não foram implementadas pelas companhias de ônibus de Natal. Os rodoviários pedem que o reajuste seja o equivalente à inflação acumulada (IPCA) para os últimos 12 meses, que é 9,68%, segundo dados de agosto do IBGE. Atualmente, o piso da categoria é de R$ 2,110.