23 de outubro de 2021

Governo marca reunião com caminhoneiros para tentar evitar greve

Diante da crescente insatisfação dos caminhoneiros com a escalada do preço do óleo diesel - motivo principal de a categoria ter marcado greve para o dia 1º de novembro -, o governo federal resolveu agir para tentar evitar a paralisação.  Marcou para o dia 28 de outubro reunião de integrantes da Secretaria Especial de Articulação Social e da Casa Civil com os líderes caminhoneiros e com o presidente da Frente Parlamentar dos Caminhoneiros e Celetistas.

Até poucos dias atrás o governo avaliava como improvável uma adesão maciça à paralisação. Porém, desde que foi anunciada a possibilidade de greve, os caminhoneiros têm demonstrado insatisfação crescente nos grupos de aplicativos de mensagem, o que fez mudar a avaliação no Palácio do Planalto.

O anúncio feito esta semana pelo presidente Jair Bolsonaro, da concessão de auxílio-combustível para os motoristas de caminhão no valor de R$ 400 até o fim do ano, irritou ainda mais a categoria. Vários caminhoneiros se referiram ao benefício como "esmola".

Os líderes caminhoneiros vão levar à reunião do dia 28 uma pauta que inclui o fim da paridade do preço do petróleo com o mercado internacional; a criação de um fundo de estabilização da tarifa dos combustíveis, criado com imposto sobre exportação do petróleo bruto e maior pressão sobre o Supremo Tribunal Federal para que seja julgado o texto que estabelece o piso mínimo do frete.

O presidente da Frente Parlamentar de Caminhoneiros, deputado Nereu Crispim (PSL-RS), disse que a categoria tem um plano completo para oferecer ao governo.

"Se eles não sabem como baixar o preço dos combustíveis, os caminhoneiros sabem", afirma Crispim.