6 de outubro de 2021

Corredores do Walfredo Gurgel estão lotados com pacientes que aguardam cirurgias

Os corredores do Hospital Estadual Monsenhor Walfredo Gurgel, maior hospital público do Rio Grande do Norte, estão lotados de pacientes potiguares que aguardam cirurgias eletivas e ortopédicas.

Até a tarde desta terça-feira (5), eram 85 pacientes nos corredores. Há casos de pacientes que esperam há pelo menos uma semana pelo procedimento.

Segundo a direção da unidade, a lotação está associada  à suspensão de procedimentos cirúrgicos em pelo menos três hospitais privados de Natal.

Enquanto esperam a regulação, os usuários ficam em macas nos corredores aguardando as cirurgias para poderem voltar para casa.

Pelo menos três hospitais de Natal suspenderam as cirurgias eletivas, gerais e ortopédicas em virtude da falta de repasses e atualizações contratuais por parte da Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN e da Secretaria de Saúde de Natal.

A fila de cirurgias eletivas no Rio Grande do Norte é de até 13 mil procedimentos, isto é, de pacientes que aguardam uma cirurgia na rede pública do Estado.