20 de setembro de 2021

TRE cassa mandato do prefeito de Canguaretama e determina novas eleições

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) decidiu no último dia 16, por 4 votos a 3, indeferir o registro de candidatura do prefeito Wellinson Ribeiro (PP), de Canguaretama, nas eleições de 2020. Com isso, o mandato do prefeito conquistado nas urnas se torna inválido e a cidade terá de realizar novas eleições em até 90 dias.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Wilson Ribeiro (PTB), irmão do prefeito cassado, deve ficar como prefeito interino até que a nova eleição aconteça.

No julgamento, a maioria dos juízes do TRE entendeu que Wellinson Ribeiro não poderia ter sido candidato em 2020 porque estava enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Ele foi condenado na Justiça por destruição de documentos públicos e ausência de prestação de contas na época em que ele foi prefeito pela primeira vez, em 2012.

Wellinson só pode ser candidato em 2020 porque conseguiu recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5).

Ele tinha sido eleito prefeito de Canguaretama com 48,82% dos votos válidos. A 2ª colocada, Irmã Lila, obteve 32,73%. O prefeito não poderá participar da eleição suplementar.