16 de setembro de 2021

STF e TSE investigam se alguém financiou atos do 7 de Setembro

Além da investigação aberta no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o financiamento das manifestações de 7 de Setembro das quais participou o presidente Jair Bolsonaro também será objeto de apuração em um inquérito em tramitação no Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta quarta-feira (15), o corregedor-geral do TSE, ministro Luís Felipe Salomão decidiu investigar se houve financiamento dos atos antidemocráticos de 7 de Setembro e, caso tenha havido, quem financiou. Salomão quer saber também se os atos configuraram propaganda eleitoral antecipada.

Às vésperas do Dia da Independência, a Polícia Federal fez buscas e apreensões, tomou depoimentos e prendeu envolvidos no planejamento das ações.

Uma das frentes da investigação do inquérito do STF vai analisar, por exemplo, como foi feito o financiamento da viagem de caminhões e ônibus de diferentes partes do país aos atos em Brasília e em São Paulo. Há suspeita de que as manifestações podem ter sido financiadas por empresários ou políticos.

Um dos alvos do TSE é um vídeo divulgado nas redes sociais que mostra cenas do interior de um ônibus que seria de Pompeia, interior de São Paulo. Nas imagens, um homem distribui dinheiro para os ocupantes do veículo. Ele usava uma camiseta com dizeres de apoio ao voto impresso.