27 de setembro de 2021

RN tem mais de 365 mil eleitores com títulos cancelados

O Rio Grande do Norte contabiliza pouco mais de 365 mil eleitores com títulos cancelados e cerca de 17 mil com os documentos suspensos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte lembra que as pessoas nessa situação devem regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral e que, devido à pandemia de Covid-19, o atendimento dos Cartórios Eleitorais está funcionando de maneira remota, por meio do Título Net .

O título é cancelado quando o cidadão para quem o voto é obrigatório (18 a 70 anos) deixa de votar por três alterações consecutivas e não justifica as ausências.

Com o título cancelado, não é possível votar, tomar posse em concurso público, obter passaporte público ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter em garantia de crédito institucional pelo governo, participar de concorrência e praticar qualquer ato para qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda.

Os títulos cancelados podem ser regularizados pelo Título Net e o eleitor deve gerar um Guia de Recolhimento (GRU) no site do TRE-RN e pagar o valor através do Banco do Brasil. Após o pagamento da multa, é necessário enviar o comprovante para o Cartório Eleitoral através do e-mail ou WhatsApp.