21 de setembro de 2021

Novas linhas de ônibus começam a funcionar em novembro

Previsibilidade e frequência. Com esses dois conceitos, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) quer melhorar o sistema do transporte público da capital para o usuário através do novo desenho das linhas de ônibus, chamado de Rede Integrada de Transporte.

Para tanto, as linhas deixarão de ter o formato ponto a ponto para se dividirem em quatro formas de circular, acabando com a sobreposição de linhas e trajetos alongados.

A estrutura da rede de transporte será a mesma, sendo alterada a forma como se opera.

O titular da STTU, Paulo César Medeiros disse que haverá mais ônibus circulando em menos tempo, o que vai proporcionar mais viagens, menos tempo de espera e viagens mais rápidas.

Pelo novo traçado, os grandes corredores terão menos linhas. Na  Avenida Senador Salgado Filho, na altura do Portugal Center, por exemplo, no sistema atual passam 22 linhas de ônibus, mas com o novo sistema ficarão apenas 7. Já na Ponte de Igapó, o número deve cair de 29 para 6.

Agora, haverá linhas estruturais, que vão ligar as regiões administrativas aos grandes centros comerciais, como o Centro da cidade, Alecrim e Região dos Shoppings (Midway Mall, Via Direta, Natal Shopping, Cidade Jardim, Norte Shopping).

Serão nove partindo de bairros na zona Norte, quatro originando-se na zona Oeste por onde passará mais uma vindo de outra região, além de cinco que vão sair da zona Sul que também receberá outras vindo das demais áreas. Da zona Leste, não sairá nenhuma, mas várias cortarão a região.