8 de setembro de 2021

Garibaldi empata com Carlos Eduardo na disputa pelo Senado com 19%

Com apenas uma cadeira do Senado Federal à disposição do Rio Grande do Norte, parlamentares disputam desde já a única vaga de senador que estará disponível nas eleições de 2022. Na liderança dessa corrida, o ex-senador Garibaldi Alves (MDB).

De acordo com a pesquisa Instituto AgoraSei!, publicada nesta segunda-feira (6) pelo Blog do BG, o Garibaldi tem 19,7% das intenções de votos – suficiente para o reconduzir ao posto que já assumiu três vezes.

O cenário é da pesquisa estimulada – método em que o entrevistador apresenta uma lista com os nomes dos pré-candidatos.

O sobrinho dele, Carlos Eduardo Alves (PDT), aparece logo em seguida com 19% da preferência do eleitorado.

Além deles, o ministro das Comunicações, Fábio Faria (PSD), também foi lembrado pelo eleitorado potiguar. 10,3%.

O senador Jean Paul Prates (PT), que assumiu a cadeira após Fátima Bezerra (PT) deixar o Senado para ser governadora do RN, amarga a última colocação. Ele, que busca a reeleição, tem a preferência de 4,6% dos eleitorados.

Quando o nome de Fário Faria é substituído pelo do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho (Sem partido), a vantagem de Garibaldi é maior. O ex-governador desponta com 21,3% das intenções de votos. Carlos Eduardo também cresce (20,87%) e empata tecnicamente com o primo, já que a margem de erro é de 2,3% para mais ou para menos.

Para a realização do estudo, o instituto AgoraSei! entrevistou 1800 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 28 e 31 de agosto. Os resultados foram calculados com intervalo de confiança de 95% e com margem de erro de 2,3% para mais ou para menos.