22 de setembro de 2021

Aulas presenciais em universidades públicas no RN só voltam em 2022

Sem aulas presenciais desde março de 2020, momento da chegada da pandemia do coronavírus, as atividades nas universidades públicas de ensino do Rio Grande do Norte vão continuar no formato remoto em 202Só retornarão de forma presencial em 2022, segundo apontam gestores e pró-reitores de graduações das três instituições federais de ensino do Estado.

De acordo com a professora Maria das Vitórias Sá, pró-reitora de Graduação da UFRN, o atual semestre só deverá ser encerrado em fevereiro de 2022. Até lá, o  Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) deverá se reunir e avaliar o retorno presencial no semestre 2022.1, previsto para começar em março do ano que vem.

O caso da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) é parecido. As aulas na instituição estão suspensas desde 17 de março de 2020. O pró-reitor de graduação da Ufersa, Sueldes de Araújo, aponta que o retorno está previsto para 17 de janeiro de 2022, de forma gradual.

Na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), o retorno até poderia acontecer em 2021, segundo o pró-reitor de ensino de graduação, Wendson Medeiros. No entanto, o aperto do calendário semestral, que se coincide com o fim de ano e período de férias fez com que a instituição adiasse o retorno presencial para janeiro.