30 de agosto de 2021

Associação dos Magistrados reage à “quarentena eleitoral”

A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), maior entidade representativa da magistratura no país, reagiu ao dispositivo do projeto de lei complementar do Novo Código Eleitoral, em discussão na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, que impõe “quarentena” de cinco anos para magistrados e membros do Ministério Público que queiram abandonar as carreiras no Judiciário para disputar eleições.

Em nota, a entidade afirma que uma eventual mudança às vésperas das eleições “constitui flagrante casuísmo no atual contexto político”.

 A proposta coloca em xeque, por exemplo, o desejo de adeptos e apoiadores de Sérgio Moro, ex-juiz da Lava Jato, que defendem seu nome na corrida ao Planalto ou a uma cadeira no Senado em 2022.

A associação também alega que o aumento dos prazos configuraria tratamento desigual à categoria.

 "Tentativas de impedir que magistrados venham a participar do debate público e da vida política do país contrariam frontalmente o espírito do constituinte originário, que não impôs limites ao exercício da cidadania por parte daqueles que um dia integraram o Poder Judiciário ou atuaram no Sistema de Justiça", segue a AMB.