2 de julho de 2021

OAB convoca reunião extraordinária para discutir impeachment de Bolsonaro

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, convocou uma reunião extraordinária para 20 de julho a fim de discutir a apresentação de um pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

A convocação foi encaminhada aos 81 membros do Conselho Nacional da entidade.

“Os fatos recentes, desvendados pela CPI no Senado, colocam ainda mais luz sobre a responsabilidade clara do governo federal com relação à tragédia que vivemos. Nosso direito constitucional básico – o direito à vida – está sob séria ameaça. Portanto, não é mais possível adiar o debate sobre a possível apresentação, por parte de nossa entidade, do pedido de impeachment do presidente”, afirma o presidente da OAB na convocação.

Segundo Santa Cruz, “um extenso e bem fundamentado parecer de uma comissão composta por alguns dos maiores juristas do país forneceu a esse Conselho Federal a análise jurídica que aponta para cometimento de crimes pelo presidente da República, indicando elementos para que a OAB pudesse, inclusive, apresentar pedido de impeachment do presidente por crime de responsabilidade”.