10 de junho de 2021

Polícia desarticula milícia e prende PM da reserva que comandava Guarda Municipal

Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), em ação conjunta com a Delegacia Municipal de Monte Alegre, deflagraram, nessa quarta-feira (9), a Operação “Poder Paralelo”, na cidade de Lagoa de Pedras , com o objetivo de desarticular uma milícia privada armada.

Durante uma operação, foram detidos seis suspeitos, dentre eles, quatro guardas municipais. Além disso, foram apreendidas sete armas de fogo.

Durante a ação, as equipes deram cumprimento a um mandado de busca e apreensão na residência de Francisco de Assis, conhecido como “Cabo Assis”, agente de segurança pública reformado e, atualmente, comandante da Guarda Municipal da cidade.

Nas buscas, foi apreendida uma pistola calibre 9mm, com 35 munições e um carregador modificado.

Em outro endereço, foi detido Willame Duarte da Silva, 24 anos, filho de Francisco de Assis, que também é da Guarda Municipal. Em posse do suspeito, foi apreendida uma pistola calibre .380, com 34 munições, em nome de um advogado - que também está sendo investigado -, além de um colete balístico e a quantia de R $ 8.500,00.

Foram detidos ainda outros dois agentes da Guarda Municipal, sendo eles: Daniel Sam Franquelino Melo, 21 anos; e José Edmilson Moureira da Silva, conhecido como “Nan Nan”, 46 anos.

Na cidade de Vera Cruz, foram detidos José Erinaldo dos Santos Paiva, conhecido como “Dolf”, 19 anos, Luiz Moreira da Silva, irmão de José Edmilson

Esse grupo estava sendo investigado pela Delegacia Municipal de Monte Alegre pela suspeita de diversos crimes, entre eles: homicídio, porte ilegal de arma de fogo, abuso de autoridade, além de constituir milícia privada armada.