12 de maio de 2021

Polícia Federal pede ao STF abertura de inquérito contra Dias Toffoli

Tendo como base o acordo de colaboração premiada do ex-governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, a Polícia Federal, em episódio inédito, encaminhou, nesta terça-feira (11), ao Supremo Tribunal Federal pedido de abertura de inquérito contra o ministro e ex-presidente da Corte, Dias Toffoli.

De acordo com informações da Folha de São Paulo, Toffoli pode ter chegado a receber R$ 4 milhões em troca de benefícios políticos. 

Cabral informou, em delação, que Toffoli recebeu R$ 4 milhões, no período de 2014 a 2015, para beneficiar prefeitos de cidades fluminenses em processos no Tribunal Superior Eleitoral.

Toffoli foi ministro do TSE no período de 2012 a 2016, tendo também presidido a Casa durante dois anos, de maio de 2014 a maio de 2016.

 Os pagamentos por venda de decisões teriam sido operacionalizados pelo ex-secretário de Obras do Rio de Janeiro, Hudson Braga.  Ainda de acordo com o delator, os repasses também envolvem a advogada Roberta Rangel, esposa de Dias Roffoli.

O material foi entregue ao relator do caso, ministro Edson Fachin, que enviou a PGR (Procuradoria-Geral da República) para que o órgão se manifeste.