3 de abril de 2021

Morre aos 84 anos o cantor Agnaldo Timóteo

O cantor e político Agnaldo Timóteo morreu neste sábado (3), por complicações da Covid-19, aos 84 anos.

Agnaldo Timóteo Pereira nasceu em Caratinga, Minas Gerais, no dia 16 de outubro de 1936. Iniciou sua carreira artística em programas de calouro na rádio local. Passou a adolescência em Governador Valadares e Belo Horizonte, período este onde ficou conhecido como "Cauby Mineiro".

Já no Rio de Janeiro, continuou se aventurando na carreira artística e chegou a trabalhar como motorista da cantora Ângela Maria.

Seu primeiro grande estouro aconteceu no programa Rio Hit Parade, em 1965, que fez despertar o interesse da gravadora EMI-Odeon e, consequentemente, registrar seu primeiro LPs, como "Surge Um Astro", disco com versões de sucessos internacionais.

Em 1967, lançou "Obrigado Querida", que emplacou o hit "Meu Grito", de Roberto Carlos, onde mostrou a potência de sua voz. Dali em diante sua carreira musical deslanchou, gravando mais de 50 álbuns nas décadas seguintes.

Tamanha exposição o fez também se arriscar na política. Foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro em 1982, pelo PDT, com mais de 503 mil votos.

O cantor seguiu fazendo shows por todo o país. Sua última apresentação estava agendada para Santa Rita de Cássia (Bahia), mas ele teve que cancelar o show quando sentiu os primeiros sintomas do coronavírus.