3 de março de 2021

Câmara pede ao STF prisão de Danilo Gentili após ataques a deputados

A Câmara dos Deputados solicitou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do humorista e apresentador Danilo Gentili. O pedido possui base na Lei de Segurança Nacional e foi motivado por mensagem do apresentador.

Em publicação, ele solicitou que a população entrasse no Legislativo e "socasse todo deputado" envolvido na discussão da proposta de emenda constitucional (PEC) da imunidade parlamentar.

O processo com pedido para prisão de Gentili é de autoria do deputado Luís Tibé (Avante-MG), procurador-parlamentar da Câmara. A solicitação também é direcionada à rede social, com um pedido adicional para bloqueio das mensagens do humorista, sob pena de multa de R$ 100 mil.

Além disso, os advogados representantes da Casa, responsáveis pela formulação do processo, requisitaram uma investigação direta contra Gentili no inquérito do STF sobre atos antidemocráticos.

“A continuidade das falas e a gravidade delas exige que o Poder Judiciário execute medidas drásticas na busca da pacificação social e restituição da ordem constitucional”, diz a peça oficial.

A Câmara também pede a distribuição do processo ao ministro Alexandre de Moraes.