13 de fevereiro de 2021

Cosern desativa 40 gatos de energia em comércios da Ceasa

Equipes técnicas da Cosern, com apoio da Polícia Militar, identificaram e desativaram 40 ligações clandestinas de energia elétrica (o popular “gato”) em comércios localizados dentro da Central de Abastecimento do Estado (Ceasa), em Natal.

A ação fez parte de mais uma fase da “Operação Varredura” da Cosern. O gato de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal e a pena para o responsável pela fraude pode chegar a 08 (oito) anos de reclusão.

O responsável por um comércio de frutas e verduras foi preso em flagrante no local pela polícia e conduzido para a Delegacia Geral de Polícia (Degepol), no bairro de Lagoa Nova.

De 01 de janeiro até agora, 03 pessoas já foram presas pela polícia cometendo irregularidades (fraudes e furtos) em todo estado.

A fraude é quando o consumidor já é cliente da Cosern e manipula o medidor de energia com o objetivo de reduzir o consumo faturado. Já o furto consiste em desviar energia diretamente da rede elétrica da Cosern sem a medição do consumo e o conhecimento da distribuidora.