17 de dezembro de 2020

Parnamirim comemora 62 anos de emancipação política

O município de Parnamirim comemora nesta quinta-feira (17) seus 62 anos de emancipação política, sendo feriado municipal.

Desta vez, devido à pandemia da Covid-19, a programação irá se adequar a um novo formato: o virtual. As apresentações serão transmitidas através de lives, pelas redes sociais da Prefeitura.

Parnamirim é reconhecido internacionalmente como "Trampolim da Vitória", tendo fortes ligações históricas com a Segunda Guerra Mundial quando se tornou sede da então base aérea americana Parnamirim Field — hoje conhecida como Base Aérea de Natal.

Conurbada à capital, Parnamirim vive um intenso crescimento econômico, especialmente no setor imobiliário, se tornando uma verdadeira extensão de Natal. Seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) é alto, de 0,766, o maior entre os municípios potiguares.

A origem do nome Parnamirim vem da expressão “Paranã-mirim” da língua tupi, que significa "rio pequeno".

Em 23 de dezembro de 1948, foi criado e anexado ao município de Natal o distrito de Parnamirim, elevado à categoria de município apenas dez anos depois, em 17 de dezembro de 1958, desmembrando-se da capital.