24 de novembro de 2020

Secretaria Saúde emite recomendações para eventos de fim de ano

A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) lançou uma nota técnica com recomendações gerais para a população, organizadores de eventos e municípios em relação aos eventos de fim de ano.

O documento traz medidas que devem ser tomadas no sentido de manter os protocolos e recomendações sanitárias para enfrentamento à Covid-19.

A nota recomenda, dentre outras coisas, que organizadores de eventos coletem dados de participantes, organizadores, trabalhadores de contratação direta e qualquer funcionário de empresas contratadas e que garantam o espaçamento mínimo de 1,5 metros entre indivíduos.

Além dos cuidados já conhecidos da população, como uso de máscaras (com troca a cada 3 horas ou quando estiver úmida) e higienização frequente das mãos, a Sesap recomenda ainda:

Em eventos que envolvam a “chegada do Papai Noel” ou permanência desse personagem em lojas, praças, parques, brinquedotecas, shoppings centers etc., fica proibido o contato direto ou muito próximo, sendo permitido a “foto com o Papai Noel” somente com barreira física de material resistente, como vidro, acetato ou acrílico para separação entre o personagem e as pessoas e/ou distanciamento de 1,5 metros.