20 de novembro de 2020

PF apura tráfico de drogas e lavagem de dinheiro no RN

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (19) a Operação Carga Viva, com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro praticados por uma organização criminosa que atua nas regiões Norte e Nordeste do país.

Segundo a PF, estão sendo cumpridos 4 mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal de Macaíba, além de ordens judiciais de sequestro de bens e bloqueio de valores, na cidade de Manaus.

As investigações tiveram início em junho de 2020 depois da prisão de dois cidadãos cearenses realizada pela Polícia Rodoviária Federal na cidade de Macaíba. A partir daí, a PF iniciou as atividades e conseguiu detectar uma intensa movimentação financeira incompatível com as atividades dos investigados, inclusive, envolvendo parentes e pessoas próximas, tudo relacionado à atividade de tráfico de entorpecentes.

Baseado na capital do Amazonas, o grupo criminoso adquiriu fazendas, casas de alto padrão e haras, além de gado e cavalos, visando lavar o patrimônio adquirido com o dinheiro do tráfico.

Para transportar a droga camuflada em caminhões “boiadeiros”, especialmente para o Rio Grande do Norte e a Paraíba, utilizavam a história cobertura de atividade de compra e venda de animais. Estima-se que o patrimônio obtido pela organização criminosa com o tráfico alcance aproximadamente R$ 4 milhões.