7 de outubro de 2020

TRE-PB proíbe carreatas, passeatas e comícios em todo o Estado

Seguindo entendimento do Ministério Público Eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) acatou durante sessão realizada nesta segunda-feira (5), recurso da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), representada pelo procurador Rodolfo Alves e decidiu proibir carreatas, passeatas e comícios durante a campanha eleitoral no Estado.

A decisão ocorreu durante julgamento de recurso do MP Eleitoral interposto, inicialmente, em face de decisão liminar em mandado de segurança impetrado, na Corte Eleitoral, contra a Portaria Conjunta 01/2020, emitida pelo juiz eleitoral e promotor eleitoral da 73ª Zona Eleitoral (Alhandra/PB).

A portaria proibia a realização de “comícios, carreatas, caminhadas, reuniões e eventos para adesivagem”, mas a Corte entendeu que o instrumento extrapolava os limites fixados pela autoridade sanitária estadual em relação à proibição de “reuniões e eventos para adesivagem”, mantendo as demais proibições.

O julgamento definiru o entendimento do TRE quanto à não realização dos eventos de campanha que gerem aglomerações, como forma de barrar a disseminação da Covid-19 no Estado.