6 de maio de 2020

Prazo para regularizar a situação eleitoral termina hoje

O prazo para regularizar a situação com a Justiça Eleitoral e votar nas eleições municipais de 2020 termina nesta quarta-feira (6).
Para evitar aglomerações, por causa de pandemia provocada pelo novo Covid-19, a regularização está sendo feita somente pela Internet.
Por meio de atendimento remoto no site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, é possível solicitar o primeiro registro, mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração do local de votação por justificada necessidade de facilitação de mobilidade e revisão para regularização de inscrição cancelada.
Com o fim do prazo, o cadastro eleitoral será fechado e nenhuma alteração será permitida, somente a impressão da segunda via do título será autorizada. Além de ficar impedido de votar, o cidadão que teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargas públicas, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições.
As eleições municipais estão marcadas para ocorrer no dia 4 de outubro de 2020. Até o momento, o Tribunal Superior Eleitoral ainda não se posicionou, oficialmente, sobre possibilidade de prorrogação do pleito.