30 de abril de 2020

Municípios cortam salários e serviços para sobreviver à crise

À espera de auxílio federal para pagar contas e manter os serviços públicos funcionando, prefeitos do Rio Grande do Norte buscam saídas internas para sobreviver ao cenário de crise agravado pela pandemia do novo coronavírus.
Cortes de salários, paralisação de obras, realocação de recursos, entre outras medidas, são algumas das ações urgentes adotadas nos últimos dias.
A previsão de perda alta no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), além da queda do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e da redução do Imposto sobre Circulação de Bens e Mercadorias (ICMS) em 2020.
A baixa dos recursos é consequência da desaceleração da economia, reforçada pela paralisação da maior parte dos setores econômicos prejudicados pela Covid-19.
Com os comércios fechados e a queda na produção, também cai o percentual de pagamento dos impostos. É nesse cenário que a receita dos prefeitos cai e a necessidade de auxílio federal se torna uma das principais demandas para uma solução a médio prazo.