11 de março de 2020

MPF denuncia ex-juízes eleitorais, ex-prefeito e advogado por esquema de compra de voto

O Ministério Público Federal apresentou denúncia nesta terça-feira (10) contra o advogado Erick Wilson Pereira, os ex-juízes Carlo Virgílio Fernandes de Paiva e Verlano de Queiroz Medeiros, e o ex-prefeito do município de Francisco Dantas, Gilson Dias Gonçalves.
Os quatro são investigados na Operação Balcão, de maio de 2019, por um esquema de compra de voto no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) em 2014.
Segundo o MPF, os ex-juízes negociaram, em troca de propina, com o advogado e o ex-prefeito voto favorável à candidatura da então companheira de Gilson Dias. Gilson confessou o esquema ao MPF, que custaria R$ 150 mil, em um acordo de colaboração premiada.
O caso aconteceu na eleição suplementar da cidade de Francisco Dantas, em maio de 2014. A mulher do ex-prefeito virou candidata após ele ter o mandato cassado por compra de votos e abuso de poder econômico. A Justiça Eleitoral indeferiu a chapa dela, que recorreu ao TRE.
O então juiz Carlo Virgílio se tornou relator do caso e determinou que a chapa que venceu as eleições suplementares não tomasse posse, suspendendo a diplomação.