15 de março de 2019

Styvenson quer Nísia Floresta no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria

O senador Styvenson Valentim (Podemos) apresentou projeto de lei (PL 1397/2019) que propõe a inclusão do nome da educadora, escritora e poetisa potiguar, Nísia Floresta, no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
A obra fica depositada no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.
Em 12 de outubro de 1810 nascia Nísia Floresta Brasileira Augusta, pseudônimo de Dionísia Gonçalves Pinto. Sua cidade natal, Papari, hoje leva seu nome. A educadora, escritora e poetisa viveu ainda em diferentes estados brasileiros e na Europa e é considerada a primeira feminista brasileira.
Seu primeiro livro, Direitos das mulheres e injustiça dos homens, foi escrito aos 22 anos. No decorrer dos anos, até seu falecimento em 1885, escreveria outras 14 obras, hoje prestigiadas mundialmente, defendendo os direitos das mulheres, dos índios e dos escravos.
Nísia também participou ativamente das campanhas abolicionista e republicana. Fortemente influenciada pelo filósofo Augusto Comte, pai do positivismo, com quem conviveu durante suas viagens à Europa, Nísia Floresta entendia as mulheres como importantes figuras sociais, dotadas de uma identidade fundamental para o crescimento das sociedades.