19 de março de 2019

Parnamirim desenvolve linha de cuidado para criança com microcefalia

A Secretaria Municipal de Assistência Social recebeu a visita de uma comissão formada por representantes do Ministério da Saúde e do Instituto Fernandes Figueira da Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz) para acompanhar o desenvolvimento de uma linha de cuidado voltada para o tratamento de crianças com microcefalia.
Parnamirim foi escolhida pelo Ministério para o desenvolvimento dessa linha atendendo aos seguintes critérios: pela proximidade com a capital do estado, Natal e pelo fato do município já desenvolver, desde 2016, ações nesse sentido.
No município essa linha de cuidado é desenvolvida através da parceria entre a Secretaria de Saúde (Sesad), Assistência Social (Semas) e Educação (Semec).
No âmbito da saúde foi verificado a disponibilidade de fradas, de medicação, das terapias, do transporte. No âmbito da assistência se ela está recebendo todos os benefícios e no âmbito da educação se ela está inserida na sala de aula.
A microcefalia não é um agravo novo. Trata-se de uma malformação congênita, na qual o cérebro não se desenvolve de maneira adequada.