29 de janeiro de 2019

Caça predatória põe em risco reprodução de Arribaçã no RN

Ambientalistas e representantes de organizações ligadas ao meio ambiente temem que a redução de servidores do Ibama, culmine na elevação da caça predatória de animais silvestres.
O canto da avoante (Zenaida auriculata), pomba campestre encontrada em várias regiões do Rio Grande do Norte, está sob risco de não mais ser ouvido em algumas regiões onde formam bandos compactos durante a migração.
Em certos períodos é fonte de alimentação para populações locais da região Nordeste do Brasil, porém tal necessidade é questionada, pois os animais são vendidos em bares para servirem como espetinhos.
No Brasil, a caça da arribaçã é crime ambiental, punido com multa de R$ 500,00 por unidade apreendida e possível pena de prisão.
A caça predatória ameaça a reprodução da ave que ocorre entre o fim de fevereiro e início de abril, época em que, consequentemente, aumenta a incidência da caça.
As aves de arribaçã, que há até bem pouco tempo eram vistas no sertão potiguar estão desaparecendo ante a ação predadora do homem. O canário-da-terra é um exemplo. Existia em quantidade nas matas e nas roças do interior.
Hoje a arribaçã só é encontrada fora do Brasil, em países como Peru e Bolívia.