25 de setembro de 2018

Sem controle, Internet vira vilã para as crianças

A internet está aí, ao alcance de todos. É um mundo aberto na palma da mão e, apesar de suas benesses, pode ser um caminho sem volta. Violência, pedofilia, bullying são consequências graves, efeitos desse universo, mas a dependência que o mundo virtual desperta é um novo desafio que as famílias estão aprendendo a enfrentar, principalmente em relação às crianças.
Em fase de formação, elas podem ter esse processo seriamente comprometido pelo excesso de tempo navegando.
Os pais, que também se tornaram dependentes, vivem a expectativa de impor limites, mas esbarram na realidade de que a web permite aos pequenos acessarem o que quiserem, onde quiserem e quando quiserem.
Por mais que a família tente mostrar que existem outras formas de diversão, como as brincadeiras ao ar livre, jogos de encaixe ou de lógica, a internet acaba sendo mais divertida do que qualquer coisa. Nem na hora do banho ou da refeição a criançada abre mão do aparelho e, quando não tem wi-fi, é um ‘deus nos acuda’.
Para psicólogos, especialistas em educação e em crimes cibernéticos, a realidade é, de fato, preocupante, pois esse excesso de tempo online pode gerar problemas psicológicos, déficit de atenção, queda de rendimento na escola, entre outros.