10 de maio de 2018

Partidos buscam arrecadar recursos para campanha

Após o fechamento do cadastro eleitoral, que consolidou, ontem, o número de eleitores aptos a votar na eleição deste ano, o calendário eleitoral definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prevê, ainda para este mês, outras duas datas que podem ser determinantes para o financiamento das campanhas.
No próximo dia 15, inclusive, as pré-campanhas começam a ganhar materialidade, já que, a partir desta data, estará permitido aos pré-candidatos arrecadar previamente recursos por meio de financiamentos coletivos.
A liberação dos recursos arrecadados para uso nas campanhas, porém, fica condicionada, de acordo com o TSE, ao cumprimento do registro de candidatura do candidato, à obtenção de um CNPJ e à abertura de uma conta bancária.
Além disso, embora o cadastro eleitoral para o pleito de 2018 tenha sido fechado ontem, é no dia 31 de maio que o TSE divulgará na internet o quantitativo de eleitores por município, a ser considerado para o cálculo do limite de gastos e do número de contratações diretas ou terceirizadas de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua durante a disputa eleitoral.