15 de abril de 2018

PSOL barrou filiação do advogado Fábio Holanda

No último dia 11, a Executiva Nacional do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) posicionou-se contrária à filiação do advogado e político potiguar Fábio Hollanda ao partido.
A filiação havia sido articulada no RN pelo vereador de Natal Sandro Pimentel (PSOL) e pelo atual presidente estadual do partido, Danniel Morais.
No dia 7, dirigentes e militantes do partido entraram com um recurso coletivo contrário à filiação junto à Direção Executiva Nacional do PSOL. No recurso, destacaram a incoerência entre os princípios partidários e o histórico político de Fábio Hollanda, fundador do PSDB-RN, ex-secretário estadual da Secretaria de Justiça e Cidadania no governo do DEM, ex-presidente do PT do B (atual Avante), além de sua notoriedade como advogado de políticos denunciados por corrupção contra os quais o PSOL sempre fez oposição, como é o caso do ex-governador Fernando Freire (ex-PFL, hoje DEM), condenado e preso por peculato.
Segundo a secretária geral do PSOL Nacional, a potiguar Tárzia Medeiros, a filiação foi barrada com 12 votos favoráveis ao recurso, dois votos contrários e uma abstenção.