23 de abril de 2018

Lula trava adesão do PSB a Joaquim Barbosa


A força política preservada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Nordeste travou a adesão de dirigentes do PSB a uma possível candidatura do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ao Palácio do Planalto - especialmente em Pernambuco.
"Vamos precisar discutir. Uma das opções é lançarmos uma candidatura própria, que pode vir a ser a do ministro Joaquim. Mas há muito o que se discutir e avançar", declarou o governador pernambucano, Paulo Câmara.
Joaquim Barbosa se reuniu no último dia 19 com dirigentes do PSB, mas não houve confirmação sobre seu lançamento ao Planalto. As principais resistências da sigla a esse projeto estão fincadas no Nordeste, sob o comando de Paulo Câmara e do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho.
Para o filho do ex-governador pernambucano Eduardo Campos (PSB) e pré-candidato a deputado federal, João Campos, não há veto à candidatura de Barbosa, mas é preciso verificar se o ex-ministro se enquadra nas diretrizes programáticas do PSB - que desenvolveu uma plataforma de centro-esquerda.