6 de dezembro de 2017

Prefeito de Ceará Mirim pode sofrer impeachment

Acusado por alguns vereadores do município de Ceará Mirim de cometer fraude em licitação, o prefeito da cidade, Marconi Barretto (PSDB), poderá sofrer uma investida de impeachment a depender dos desdobramentos do texto de autoria da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal na semana passada.
A possibilidade é real uma vez que a Casa realizou o encaminhamento da matéria ao Ministério Público do Estado (MPRN), que agora pode oferecer denúncia contra o prefeito pelo suposto crime que vem sendo acusado.
Dentre as possibilidades, a Câmara ainda poderá, com base na aprovação do relatório, sugerir medidas administrativas ou votar pela desaprovação das contas da gestão do peessedebista.
Ao longo dos últimos meses, um grupo de vereadores cearamirinenses acusou irregularidades na contratação de uma empresa de tecnologia educacional para cuidar do portal da Secretaria Municipal de Educação e para prestar serviços de formação continuada aos professores. Na condição de prefeito, Marconi escolheu os serviços da ClickIdeia, empresa fundada por ele e que hoje pertence a seu sobrinho, Daniel Barreto.
A justificativa dos vereadores – Jumária Motta (PTN); Arnaldo Silvestre (PSD); Marcílio Dantas Jr. (PSB); Irmão Carlos (SD); Ângela Aquino (PTC) e Renata Costa (PTC) – é que licitar uma empresa cujo sócio ou dono é parente do chefe do Executivo estaria ferindo os princípios legais da moralidade e da isonomia.