30 de novembro de 2017

Expectativa de boa quadra de chuvas em 2018 no NE

Os chamados profetas da chuva - homens e mulheres do Interior do Estado que fazem previsões climáticas a partir de sinais da natureza - apostam que o ano que vem "será diferente" dos anteriores na região Nordeste. Há expectativa por uma boa quadra chuvosa em 2018.
Assim, após seis anos de seca, os profetas da chuva já começam a fazer previsões de que a quadra chuvosa poderá ser boa.
Porém, há a preocupação com o solo que está seco e as primeiras chuvas vão ser absorvidas sem aproveitar nada.
No vizinho Estado do Ceará, há registros de fortes nos últimos cinco dias na região do Cariri, que além de diminuir o calor, indicam a chegada do período de pré-estação. A maior delas foi registrada na madrugada do último sábado (25), em Barbalha, com 71mm.
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as chuvas em novembro e dezembro são comuns na região devido o fenômeno de vórtice ciclônico de altos níveis, que causa instabilidade atmosférica e facilita a formação de nuvens mais significativas.
Segundo o meteorologista Raul Fritz, o fenômeno La Niña, que acontece no Oceano Pacífico, poderá ajudar a trazer mais chuvas. Por outro lado, a regularidade de chuvas depende do Oceano Atlântico.