29 de novembro de 2017

Bancos fazem acordo e pagam R$ 10 bilhões a poupadores a partir de 2018

Um imbróglio que se arrastou na justiça por 24 anos ganhou um capítulo fundamental na última segunda-feira (27), quando finalmente instituições financeiras e poupadores chegaram a um acordo sobre a indenização a ser paga aos clientes pelas perdas acarretadas pelos planos econômicos nas décadas de 1980 e 1990.
Os ressarcimentos devem somar mais de R$ 10 bilhões referentes a mais de 1 milhão de ações judiciais e que devem ser pagos em até três parcelas. A previsão é que o dinheiro comece a ser liberado já em 2018.
Terão direito os poupadores que integram as ações coletivas representadas no acordo. Quem ainda não faz parte dessas ações e reclama indenização poderá aderir, num prazo ainda a ser divulgado. Mas terá de apresentar todas as comprovações exigidas e retirar eventual ação isolada.
As ações individuais não farão parte do acordo; continuarão tramitando na Justiça.
Será divulgado um calendário com critérios, como valor e idade do poupador, para a escala de recebimento do dinheiro. Das indenizações a serem pagas aos poupadores prejudicados, os saldos mais baixos devem ser quitados à vista logo após a assinatura do acordo e a adesão.
Aos consumidores que têm maior montante a receber, a segunda parte da indenização será liquidada em até um ano. Ainda haverá uma terceira fase da escala, em até dois anos.