23 de novembro de 2017

Advogados, agentes e ex-policial serão indiciados por facilitação de fugas no RN

A operação “Queijo Suíço”, que investiga a atuação de servidores públicos em crimes dentro do sistema prisional potiguar, apreendeu uma considerável quantia em dinheiro.
Segundo a Polícia Civil, um esquema estaria envolvendo a participação de pelo menos 15 agentes penitenciários, dois advogados e um ex-policial civil na facilitação de fugas e entrada ilegal de armas, drogas e aparelhos celulares em presídios do Rio Grande do Norte. O valor apreendido e os nomes dos suspeitos não foram divulgados.
Os investigados foram alvos de 18 mandados de busca e apreensão, e mais 22 de condução coercitiva (quando a pessoa é levada à delegacia para prestar depoimento) cumpridos na manhã desta quarta-feira (22).
Três esposas de agentes penitenciários também foram levadas para prestar esclarecimentos. “Não podemos dar nomes e nem revelar a quantia em dinheiro que foi apreendida porque as investigações estão em segredo de Justiça”, explicou o delegado-geral Correa Júnior.
O delegado também disse que os envolvidos devem ser indiciados por crimes de corrupção, facilitação de fuga, lavagem de dinheiro, associação criminosa e introdução de objetos ilícitos em presídios. Ainda de acordo com o delegado-geral, as investigações foram iniciadas justamente após o massacre de Alcaçuz, em janeiro.