21 de setembro de 2017

PF faz operação contra desvio na Caixa Econômica

Polícia Federal deflagrou a Operação Inimigo Oculto, que tenta desarticular um grupo de criminosos responsável por desviar cerca de R$ 1 milhão da Caixa Econômica Federal.
Investigados, que são alvos de mandados de prisão temporária, são ex-prestadores de serviço do banco e teriam obtido os valores por meio da concessão fraudulenta de 46 empréstimos para familiares e amigos. As ações ocorrem em Brasília e vários estados.
A Justiça Federal também determinou o bloqueio da quantia de cerca R$ 950 milhões nas contas dos investigados.
Segundo a PF, para viabilizar os empréstimos, os investigados usavam senhas de empregados da Caixa Econômica Federal e, assim, faziam a inserção indevida de dados no sistema, incluindo rendas fictícias – sem a apresentação de qualquer documento comprobatório.
Quando os empréstimos eram creditados nas contas escolhidas, os suspeitos faziam saques e transferências para evitar que a Caixa, como medida de segurança, bloqueasse os valores em uma possível identificação da fraude.
A PF informou que os alvos da operação serão indiciados por estelionato qualificado, falsificação de documento público, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A participação de funcionários do banco está sendo apurada.