2 de junho de 2017

Câmara de Touros mantém vetos do prefeito Assis do Hospital à Lei do SUAS

O prefeito municipal de Touros, Francisco de Assis Pinheiro de Andrade (Assis do Hospital), obteve importante vitória na Câmara Municipal nesta quarta-feira (31), ao serem mantidos quatro vetos do Poder Executivo ao Projeto de Lei nº 005/2017, que trata da Lei do SUAS, sistema descentralizado e participativo que organiza a assistência social no município.
O prefeito havia vetado as emendas (13, 42, 73 e 75) apresentadas pelos vereadores, por considerá-las com vícios de inconstitucionalidade e ilegalidade,uma vez que invadiam atribuições que se encontram a cargo do Poder Executivo, já que impunham obrigações materiais.
A votação aos vetos ocorreu em uma sessão bastante tumultuada, inclusive com a presença em massa da população e, ao final, todos foram mantidos por 6 votos a favor contra 5, sendo que um vereador da base não compareceu e o prefeito ainda teve o voto a favor de um vereador da oposição.
A oposição contabilizava ter 6 votos e a situação 6 para o voto de minerva ser dado pela presidente da casa, vereadora Izabel Cristina (Bel) com tendência à derrubada dos vetos. Porém, a estratégia foi por água a baixo, pois, mesmo com a ausência de um vereador da base, a situação obteve um dos votos da oposição.
O Procurador-Geral do Município, advogado Maciel Gonzaga de Luna, que compareceu à sessão, disse que todos os vetos se referiam a matérias elencadas taxativamente na esfera de competência do Poder Executivo.
“Ao usurpar a competência do Poder Executivo, a Câmara Municipal terminaria por violar suas atribuições, por manifesto vício de iniciativa e afronta ao princípio da separação dos poderes, consagrado art. 2º, Parágrafo Único, e art. 15, ambos da Lei Orgânica do Município, e no artigo 2º, da Constituição Federal de 88”, afirmou o procurador.