15 de maio de 2017

Ronda Escolar da PM só tem uma viatura em circulação em Parnamirim

Ao participar na quinta-feira (11) na Câmara de Parnamirim de audiência pública para discutir a questão da segurança nas escolas do município, assim como os recentes casos de depredações das unidades de ensino e conflitos na classe estudantil, o comandante do 3º Batalhão de Polícia Militar de Parnamirim, tenente-coronel Dimas Vicente,  fez uma grave denúncia.
“Hoje a situação é muito crítica. Nós só contamos apenas com uma viatura para realizar a ronda em quase 150 as escolas da cidade, incluindo as municipais, estaduais e particulares, além da redução do efetivo”, detalhou.
Dimas Vicente ainda evidenciou os pontos críticos na área escolar, como a existência do crime organizado, inexistência da Guarda Municipal, desestruturação familiar e reforçou o pedido para a realização de concurso para novos policiais.
“É necessário um trabalho complexo que envolve o aspecto social como um todo. Além disso, mais investimentos na área da segurança, com o aumento do efetivo para tentarmos tirar os jovens da rua”, disse o comandante do 3º BPM.
Representando o prefeito Rosano Taveira, o secretário municipal de Trânsito e Transporte, Marcondes Pinheiro, destacou que é necessário investir na prevenção e reforma no código penal. Ele também reforçou que a Polícia terá um suporte com a implantação da Guarda Municipal.
“O Programa Educacional de Resistência às Drogas(Proerd) fazia muito bem o trabalho preventivo nas escolares. Hoje o Programa está defasado. Com a criação da Guarda nós poderemos dar um suporte à ronda, a ainda teremos o monitoramento eletrônico que nos ajudará 24h por dia”, explicou o titular da pasta.
A preocupação com atos de vandalismo na rede pública de ensino se tornou mais evidente nos últimos meses com ações lamentáveis de depredação e furto de materiais nas escolas municipais Limírio Cardoso Dávila e Maria Fernandes Saraiva em Parnamirim.