12 de maio de 2017

Hospital Regional Deoclécio Marques está superlotado

A cada dia aumenta a superlotação no Hospital Regional Dr. Deoclécio Marques de Lucena, em Parnamirim.
Segundo familiares de pacientes, há dezenas de pacientes acomodados em macas nos corredores da unidade hospitalar. Os profissionais do hospital realizam o atendimento ali mesmo, já que os leitos estão cheios.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), a falta da implantação da regionalização dos hospitais é o que provoca o problema. Não apenas em Parnamirim, mas também em outras unidades.
“Enquanto não se implantar o projeto de regionalização o problema vai continuar”, informou a Sesap.
Para regionalizar o atendimento à saúde é necessário que cidades polos do estado contem com uma unidade hospitalar completa que atenda a demanda de toda aquela região. Isso evitaria a superlotação em hospitais como o Complexo Hospitalar Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, que é referência estadual, o Deoclécio Marques, que fica na região Metropolitana, e ainda o Tarcísio Maia, em Mossoró.
Atualmente, de acordo com a informação colhida junto à Sesap, o processo vive momento mais intenso na região do Seridó. O maior problema, conforme informou a pasta, é firmar os “consórcios” com os municípios já que isso depende da disposição dos prefeitos.