28 de abril de 2017

Parnamirim realiza fórum para discutir o Plano de Mobilidade Urbana

O primeiro Fórum de Discussão do Plano de Mobilidade Urbana do município de Parnamirim acontece no próximo dia 3 de maio, a partir das 9h, no auditório do Centro Administrativo Agnelo Alves.
A elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana é a primeira ação do município para a execução do planejamento da mobilidade urbana, conforme estabelecido pela Lei Federal N° 12.587/2012.
Segundo a Constituição Federal de 1988, compete à União instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitação, saneamento básico e transportes urbanos, e, aos Municípios, compete a organização ou prestação, direta ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços de interesse local, incluído o transporte coletivo, que tem caráter essencial.
Segundo a Política Nacional de Mobilidade Urbana, cabe ao Município planejar, executar e avaliar a política de mobilidade urbana, bem como promover a regulamentação dos serviços de transporte urbano; prestar direta ou indiretamente os serviços de transporte público urbano; capacitar pessoas e desenvolver as instituições vinculadas à política de mobilidade urbana do Município.