24 de setembro de 2016

Arcebispo de Natal emite nota sobre as Eleições

Em nota oficial distribuída neste sábado (24), o Arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, ressaltando que “para o cristão, é uma obrigação envolver-se na política”.
“Nós, cristãos, não podemos fazer como Pilatos: lavar as mãos. Não podemos! Devemos nos envolver na política, pois a política é uma das formas mais altas da caridade, porque busca o bem comum. Os leigos cristãos devem trabalhar na política”.
Mais adiante diz a nota: “A participação cidadã, plasmada nos valores da democracia, começa no município em que vivemos. Impõe-se, neste tempo que antecede o dia das eleições, refletirmos sobre a situação do município onde estabelecemos morada. Pois, as eleições municipais têm uma atração e uma força próprias pela proximidade dos eleitores com os candidatos e, acima de tudo, com a real situação das políticas públicas básicas que a maioria da população precisa, como saúde, educação, segurança, moradia, mobilidade, entre outras”.
Ainda: “É salutar que o eleitor procure informações a respeito dos candidatos e de seus partidos. Quem é candidato a um cargo político não caiu do céu: tem pai, mãe, família, formação, vida profissional etc. É indispensável assuntar se a história do candidato lhe confere compromisso com políticas públicas que defendam e promovam a dignidade da vida em todas as suas etapas: a inclusão dos pobres, das pessoas com deficiência, idosos, crianças e jovens, enfim, que promovam o bem estar para todos. O voto livre e soberano é, com toda certeza, a melhor arma para alcançarmos isso”.