23 de dezembro de 2015

Parnamirim terá apoio da FAB no combate ao Aedes aegypti

A Prefeitura de Parnamirim e a Força Aérea Brasileira (FAB) vão atuar juntos no combate ao mosquito Aedes aegypti no município. Nesta terça-feira (22), a coordenação epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesad) realizou na Base Aérea de Natal, a primeira, de uma série de capacitações teóricas e práticas para 150 soldados e 6 sargentos da FAB.
O objetivo é capacitar os militares, para atuarem juntos aos agentes de saúde. A ação faz parte da atuação integrada do Governo Federal, estados e municípios para  combater o Aedes aegypti, tendo em vista o aumento dos casos de microcefalia, causado pela circulação do vírus zika em diversos estados do Nordeste.
A partir de janeiro, os 150 soldados se juntarão aos 90 de agentes de saúde do município para realizarem o trabalho focal de prevenção ao mosquito conhecido também por transmitir a dengue e o chikungunya.
Cada equipe será composta por um agente epidemiológico e dois militares que percorrerão as casas, nos horários das 7h às 13h, diariamente, para identificar os focos do mosquito, aplicar larvicidas em locais de água parada e orientar a população a respeito dos riscos do Aedes aegypti.