16 de setembro de 2015

Base aliada acha difícil aprovar recriação da CPMF

Assim como ocorreu com deputados da base do governo, que criticaram o pacote de ajuste apresentado pelo Palácio do Planalto como forma de reequilibrar as contas da União, senadores aliados relataram à presidente Dilma Rousseff as dificuldades de aprovar medidas como a recriação da CPMF.
Após reunião entre dez senadores da base, quatro ministros e Dilma nesta terça-feira (15), o líder do governo do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que "é difícil aprovar uma medida como esta" mesmo quando o governo está diante de uma boa situação política e social. "Nesse momento a dificuldade existe de fato", declarou.
Segundo o líder do governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), Dilma tem a "noção clara de que será difícil aprovar" a CPMF no Congresso. "Ela sabe que será difícil mas senti claramente que ela está diretamente empenhada para fazer as costuras. [...] Ela está determinada e focada nessa agenda", disse.
De acordo com ele, a presidente entende que as negociações terão que ser feitas na base do diálogo. "Isso é barriga no balcão e conversa. Não tem outra saída", disse.