Embora
o secretário municipal de Saúde, Henrique Eduardo Costa, ainda não tenha se
manifestado oficialmente, as informações são de que o Centro de Especialidades
Odontológicas (CEO), que atualmente funciona nas instalações do prédio onde
funcionou o antigo CCPAR, deve mesmo ser transferido para a UPA 24 horas Maria Nazaré dos
Santos, em Nova Esperança.
Há
uma recomendação do Ministério da Saúde para que as UPAs do tipo 2 tenham
atendimento 24 horas em odontologia e a Prefeitura não teria como manter dois
atendimentos.
O vereador Valério Felipe Santiago (PDT) havia denunciado
em pronunciamento na Câmara Municipal que com a inauguração da nova UPA –
prevista para acontecer ainda neste mês – haveria suspensão do atendimento em
outras unidades de saúde do município, inclusive o CEO que seria transferido para
Nova Esperança.
“Se
deslocar o atendimento do CEO para Nova Esperança, ficará difícil a locomoção
das pessoas. A noite é perigoso. O CEO não deve ser transferido”, disse o
vereador. “Acho que se constrói a UPA, não mexe no que já está feito”,
completou.
Para
o vereador Giovani Júnior (PSD), nessas condições, Parnamirim não estaria
ganhando mais serviços de atendimento ao público com a inauguração da UPA de
Nova Esperança.
“Vamos
desativar várias unidades. É preocupante porque não estamos agregando valor.
Estamos somente substituindo para colocar na UPA. Precisamos agregar e não
apenas pegar as atividades e colocar em outra unidade”, explicou.
Aguarda-se
para as próximas horas um pronunciamento oficial do prefeito Maurício Marques
sobre o assunto.
