13 de maio de 2015

Secretaria de Saúde descarta surto de meningite no RN

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública, descartou a possibilidade de surto de meningite no estado. Segundo o Governo, os casos confirmados não têm relação.
No período de janeiro a maio de 2015, foram confirmados 9 casos da doença meningocócica em todo o RN, sendo 3 três por meningite meningocócica (nos municípios de Natal, São José de Mipibu e Extremoz) e 6 por meningococemia (em Natal, Parnamirim, Monte Alegre, João Câmara, Lagoa D’Anta e Ielmo Marinho). Dos nove casos confirmados, quatro vieram a óbito (Extremoz, Parnamirim, João Câmara e Lagoa D’Anta).
A Sesap descarta a ocorrência de um surto de meningite no estado já que o surto é definido por um número de casos além do esperado para a população em um período específico.
De acordo com a Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica todas as medidas de controle estão sendo tomadas, que incluem assistência médica, hospitalização imediata, com ênfase no diagnóstico precoce e tratamento adequado, além do monitoramento dos casos, investigação e exames laboratoriais.