A Promotoria de Saúde do
Ministério Público Estadual e a Coordenadoria Hospitalar do Rio Grande do Norte
realizaram na tarde desta quarta-feira (20), uma visita de monitoramento à
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Maria Nazaré dos Santos no bairro de Nova
Esperança.
O objetivo da visita foi verificar a estrutura
da unidade e as últimas demandas necessárias para a inauguração.
O promotor Eldro Sucupira
Feitosa averiguou todos os setores internos da unidade como emergência, raio-x,
central de esterilização, oxigenoterapia, vestiários, salas de repouso, farmácia,
refeitório e alas de internação já equipadas com os leitos que possuem camas
elétricas para facilitar o movimento dos pacientes.
Os equipamentos já adquiridos
e que estão alojados na UPA foram apresentados e algumas adequações à estrutura
para instalação foram discutidas.
A unidade, que é do tipo dois,
quando estiver em funcionamento deverá prestar entre 300 e 450 atendimentos por
plantão. Ela contará com 82 profissionais, entre médicos, enfermeiros,
farmacêuticos, técnicos de radiologia e assistentes sociais.
A população terá a disposição
quatro consultórios médicos, pronto-socorro odontológico, serviços de
laboratório, área de observação e leitos para reanimação de pacientes críticos
24 horas por dia.